quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CLASSIFICAÇÃO DOS NERVOS

De acordo com os tipos de neurônios que apresentam, os nervos podem se classificados em sensitivos, ou aferentes, motores, ou eferentes, e mistos. Costuma-se classificar os nervos também de acordo com a região do sistema nervoso central à qual estão unidos: nervos ligados ao encéfalo são chamados de nervos cranianos, e nervos ligados à medula são chamados de nervos raquidianos, ou nervos espinais.
A espécie humana possui 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos raquidianos. Os nervos cranianos conectam o encéfalo a órgãos dos sentidos e a músculos, principalmente da região da cabeça; os nervos raquidianos conectam a medula espinal a células sensoriais e a músculos das diversas partes do corpo.
Os nervos raquidianos comunicam-se com a medula espinal passando por espaços que há entre as vértebras. A cada espaço intervertebral há um par de nervos raquidianos, um de cada lado da coluna vertebral. Cada nervo liga-se à medula por dois conjuntos de fibras nervosas, denominadas raízes do nervo. Uma das raízes de um nervo raquidiano liga-se à parte ventral da medula.
A raiz dorsal de um nervo raquidiano é formada somente por neurofibras sensitivas, enquanto a raiz ventral é formada somente por neurofibras motoras. Assim, se a raiz dorsal de um nervo espinal for lesada, a parte do corpo inervada perderá a sensibilidade, sem sofrer, porém, paralisia muscular. Por outro lado, se houve lesão na raiz ventral de um nervo espinal, ocorrerá paralisia dos músculos inervados, porem sem perda das sensações de pressão, temperatura, dor, etc. O vírus da poliomielite, por exemplo, causa lesão na raiz ventral dos nervos espinhais; sem a devida estimulação nervosa, os músculos atrofiam e a pessoa perde parte da atividade dos membros atingidos.
Na raiz dorsal de cada nervo raquidiano há um gânglio espinal, no qual se localizam os corpos celulares dos neurônios motores ficam dentro da medula, onde constituem a substancia cinzenta medular.

8 comentários:

  1. esse texto e muito bom adorei

    ResponderExcluir
  2. não gostei , pois não achei a resposta que precisava . eu precisava saber a classificação dos nervos raquidianos e o por que das classificações.

    ResponderExcluir
  3. lucas 02 de abril de 2013 5:48
    muito bom sobre funcionamento nervos raquidianos e cranianos são importantes e são muitos complexos.
    Temos que nos cuidar deles.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, pois o texto exposto tem uma belíssima característica.Evidentemente é de fácil entendimento e compreen~sao.Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Adorei muito bom este assunto tenho neuropatia periférica e quero conseguir a cura .

    ResponderExcluir