quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MESENCÉFALO, PONTE E CÉREBRO


O mesencéfalo, localizado em seguida ao tálamo e hipotálamo, está envolvido na recepção e coordenação de informações sobre o grau de contração e coordenação de informação sobre o grau de contração dos músculos e sobre a postura corporal.
A ponte, originada do metencéfalo embrionário, é constituída principalmente por fibras nervosas que ligam o córtex cerebral ao cérebro. Nessa  região encefálica também há centros coordenados da movimentação dos olhos, do pescoço e do corpo em geral. Além disso, a ponte participa na manutenção da postura corporal correta, no equilíbrio do corpo e no tônus muscular.
O cerebelo, também originado do metencéfalo embrionário, fica encaixado entre a parte posterior do cérebro e a ponte. Ele conecta-se ao tálamo, ao tronco encefálico e à medula espinal por inúmeras fibras nervosas. O cerebelo recebe informações de diversas partes do encéfalo e da medula espinal sobre a posição das articulações e o grau de estiramento dos músculos, bem como informações auditivas e visuais; com base nelas, ele coordena os movimentos e orienta a postura corporal. Quando uma parte do corpo se movimenta, o cerebelo coordena a movimentação das outras partes corporais para manter o equilíbrio. É graças a ele que podemos realizar ações altamente coordenadas e complexas como andar de bicicleta, jogar tênis ou tocar violão.

7 comentários:

  1. me ajudou mutcho! ;) valeu

    ResponderExcluir
  2. copiar do livro é feio! mas pelo menos é um bom livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilhar a informação, mesmo que transcrita do livro, é BONITO, porque significa socialização de conhecimento, antes restrito aqueles com recursos para a aquisição do tal livro!!!

      Excluir
  3. Parabéns a vocês e a sua professora pela iniciativa! Ajudou-me para caramba!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. até mesmo porque a resposta é uma só....

    ResponderExcluir