quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MESENCÉFALO, PONTE E CÉREBRO


O mesencéfalo, localizado em seguida ao tálamo e hipotálamo, está envolvido na recepção e coordenação de informações sobre o grau de contração e coordenação de informação sobre o grau de contração dos músculos e sobre a postura corporal.
A ponte, originada do metencéfalo embrionário, é constituída principalmente por fibras nervosas que ligam o córtex cerebral ao cérebro. Nessa  região encefálica também há centros coordenados da movimentação dos olhos, do pescoço e do corpo em geral. Além disso, a ponte participa na manutenção da postura corporal correta, no equilíbrio do corpo e no tônus muscular.
O cerebelo, também originado do metencéfalo embrionário, fica encaixado entre a parte posterior do cérebro e a ponte. Ele conecta-se ao tálamo, ao tronco encefálico e à medula espinal por inúmeras fibras nervosas. O cerebelo recebe informações de diversas partes do encéfalo e da medula espinal sobre a posição das articulações e o grau de estiramento dos músculos, bem como informações auditivas e visuais; com base nelas, ele coordena os movimentos e orienta a postura corporal. Quando uma parte do corpo se movimenta, o cerebelo coordena a movimentação das outras partes corporais para manter o equilíbrio. É graças a ele que podemos realizar ações altamente coordenadas e complexas como andar de bicicleta, jogar tênis ou tocar violão.

15 comentários:

  1. me ajudou mutcho! ;) valeu

    ResponderExcluir
  2. copiar do livro é feio! mas pelo menos é um bom livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilhar a informação, mesmo que transcrita do livro, é BONITO, porque significa socialização de conhecimento, antes restrito aqueles com recursos para a aquisição do tal livro!!!

      Excluir
    2. Boa! Compartilhar a informação é bonito sim.

      Excluir
  3. Parabéns a vocês e a sua professora pela iniciativa! Ajudou-me para caramba!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. até mesmo porque a resposta é uma só....

    ResponderExcluir
  5. Logico que tem que ser pelo livro. Obrigada pela postagem ajudou bastante

    ResponderExcluir
  6. Logico que tem que ser pelo livro. Obrigada pela postagem ajudou bastante

    ResponderExcluir
  7. Logico que tem que ser pelo livro. Obrigada pela postagem ajudou bastante

    ResponderExcluir
  8. O livro é a fonte mais segura que ela poderia ter usado. Além disso, existem pessoas que ao contrário dela colocam diversas informações erradas sem uma fonte segura.

    ResponderExcluir
  9. muito bom, obrigada

    ResponderExcluir