quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SISTEMA NERVOSO

Neurónio: celula do sistema nervoso





Neurónio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso na qual está localizada no cérebro. Há cerca de 86 bilhões de neurônios no sistema nervoso humano.

Sinapse


são as regiões de comunicação entre os neurônios, ou mesmo entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares.

Impulso nervoso

Um impulso é transmitido de uma célula a outra através das sinapses. Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axônio da célula pré-sináptica, ocorre liberação, nos espaços sinápticos, de substâncias químicas denominadas neurotransmissores ou mediadores químicos, que tem a capacidade de se combinar com receptores presentes na membrana das célula pós-sináptica, desencadeando o impulso nervoso.

SISTEMA SENSORIAL


O sistema sensorial que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal) é vulgarmente tratado de sistema nervoso. Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema sensorial de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.

COMO FUNCIONA...


A comunicação entre os diversos órgãos e células do organismo ocorre graças a dois eficientes sistemas de integração corporal: o sistema nervoso e o sistema endócrino. O sistema nervoso pode ser comparado a uma rede telefônica em que as mensagens são os pulsos elétricos que viajam rapidamente por cabos transmissores, os nervos, estabelecendo a comunicação entre as partes do corpo e uma estação central, o encéfalo e a medula espinhal. Esses órgãos compõem o sistema nervoso central, cuja função é interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as aos órgãos do corpo responsáveis pelas ações, os músculos. Nervos e gânglios nervosos constituem o sistema nervoso periférico, cuja função é levar informações das diversas partes do corpo até o sistema nervoso central e vice-versa

MEDULA ESPINHAL

A medula espinal, espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar. Na anatomia dos seres humanos, em pessoas do grupo humano de origem caucasóide a medula espinhal termina entre a primeira e segunda vértebra lombar, enquanto que em pessoas de origem negróide ela termina um pouco mais abaixo, entre a segunda e a terceira vértebra lombar.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O encéfalo humano tem cerca de 1,4 kg nas pessoas adultas e preenche totalmente a caixa craniana. O encéfalo forma-se no inicio do desenvolvimento embrionário de uma dilatação da região anterior do tubo nervoso, que diferencia-se em três regiões: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Todas as partes do encéfalo derivam de cinco regiões; o restante do tudo nervoso embrionário origina a medula espinhal.

O cérebro consiste do telencéfalo e do diencéfalo, sendo o telencéfalo a parte mais desenvolvida do encéfalo humano, constituindo entre 85% e 90% da massa encefálica do crânio. A camada mais externa dos hemisférios cerebrais, é o córtex cerebral, constituído por mais de 20 bilhões de neurônios , recebendo a denominação de substância cinzenta. A região mais interna dos hemisférios cerebrais são constituídas de neurofibras que levam informações ao córtex e trazem dele instruções para o funcionamento corporal, por ser mais claro foi denominado substancia branca.

TÁLAMO E HIPOTÁLAMO

Localizam-se embaixo do cérebro.

O tálamo compõem- se de duas massas ovóides de substancia cinzenta encaixadas na base do cérebro. Todas as mensagens sensoriais, com exceção do olfato, passam pelo tálamo antes de atingir o córtex cerebral. É o transmissor dos impulsos nervosos para o córtex cerebral, onde se direciona ao cérebro para serem processadas. Exerce papel na regulação da consciência.

O hipotálamo é uma estrutura do tamanho aproximado de um grão de ervilha, localizado sob o tálamo. Apesar de pequeno, ele é uma região encefálica importante. Controla a temperatura do corpo, o apetite e o equilíbrio hídrico do corpo, alem de ser o principal centro emocional e do comportamento sexual. Faz também a integração dos sistemas nervoso e endócrino, ativando a produção de diversas glândulas.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO


O sistema nervoso periférico, chamado simplesmente de SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). É constituído por nervos e gânglios nervosos. Os nervos se dividem em três tipos:
  • Nervos Sensitivos: são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
  • Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
  • Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.
Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis). Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos.
Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefálica.
É graças a este sistema que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.
O sistema nervoso periférico pode ser dividido em duas classes diferentes dependendo da origem ou terminação dos terminais nervosos que o constituem. Se os nervos começarem, ou acabarem, no encéfalo, temos aí os 'pares nervosos cranianos', mas se estes começarem na medula espinhal estamos perante 'pares nervosos raquidianos'.